Mobilização Manual na Neurodinâmica do Nervo Ciático
- ObSa IFRJ
- Jun 7, 2023
- 2 min read
Updated: Jun 4, 2024
Mobilização neurodinâmica isolada versus mobilização neurodinâmica e manobras miofasciais na neurodinâmica do nervo ciático de indivíduos assintomáticos: um ensaio clínico randomizado controlado.
Docente coordenador:
Prof. Leandro Alberto Calazans Nogueira
Docentes colaboradores:
Prof. Felipe José Jandre dos Reis (IFRJ)
Prof. Maria Alice Pagnez (EOM).
Discentes participantes:
Rayssa de Vilhena Moreira
Lucas Ferreira Mendonça
Beatriz Vianna de Souza
O projeto ainda está em atividade no campus e os discente de Fisioterapia podem participar e não há pré-requisito para a participação.
Introdução: Pacientes com ciatalgia apresentam um pior prognóstico quando comparados com àqueles com dor lombar localizada, que é a principal causa de incapacidade no mundo. A técnica de mobilização neurodinâmica é popular entre os fisioterapeutas apesar de não ser recomendada por diretrizes internacionais para o tratamento da ciatalgia. Estruturas adjacentes ao nervo ciático podem contribuir para o aumento da tensão do nervo ou simular um quadro de ciatalgia. Portanto, se faz necessário identificar a diferença do tratamento da mobilização neurodinâmica isolada ou combinada com o tratamento das estruturas adjacentes ao nervo ciático na neurodinâmica do ciático. Objetivo: Verificar o efeito imediato da mobilização neurodinâmica isolada ou combinada com o tratamento das estruturas adjacentes ao nervo ciático na neurodinâmica do ciático em indivíduos assintomáticos. Metodologia: Um ensaio clínico randomizado controlado será conduzido incluindo 40 indivíduos assintomáticos com idade entre 18 e 45 anos. O grupo experimental receberá técnicas de mobilização dos tecidos moles e técnicas de mobilização neurodinâmica. O grupo controle receberá apenas a mobilização do nervo ciático. Os participantes serão distribuídos de forma randomizada em blocos por meio de um programa de computador e a alocação secreta será obtida através de envelopes selados e opacos. A neurodinâmica do ciático será mensurada por três medidas realizadas no ultrassom de imagem (1 - área de secção transversa do nervo ciático, 2 - distância do nervo ciático à superfície da pele, e 3 – índice de ecogenicidade do nervo ciático) e uma medida clínica (amplitude de movimento do quadril durante o teste de elevação da perna reta). A comparação quanto ao efeito das intervenções será realizada pelo modelo de regressão linear misto de dois fatores com medidas repetidas. Resultados esperados: Espera-se que os participantes incluídos no grupo experimental apresentem melhora mais acentuada na neurodinâmica do ciático quando comparados ao grupo controle.














