Jogo educacional sobre COVID-19
- Ana Carolina Carvalho
- Jan 24, 2021
- 3 min read
A pandemia da COVID-19 não alterou somente a demanda dos serviços de saúde ou as rotinas de trabalho, mas também trouxe a necessidade de que cada indivíduo siga medidas de biossegurança a fim de se prevenir desse novo vírus. Foi então que surgiu a necessidade de aprender quais e como seguir essas medidas de uma maneira correta. Os jogos digitais são uma forma interativa de ensinar e proporcionam um aprendizado ativo, podendo ser utilizados tanto na promoção quanto na prevenção da saúde em contextos adversos. Consideramos os jogos digitais,entre outros aspectos,instrumento de inovação do processo de comunicação. A fácil aplicabilidade, os estímulos aos sistemas sensoriais e o caráter lúdico dos jogos oferecem um alto grau de motivação, prazer e feedback instantâneo sobre a habilidade que se deseja transmitir. O objetivo geral do projeto é desenvolver um jogo instrucional capaz de demonstrar o impacto das ações do usuário na disseminação da COVID-19.
Os docentes envolvidos são: Ana Carolina Carvalho, José Ricardo e Juliana Manhães e as discentes são Juliana Potengy e Stéphanie Raposo. Atualmente estamos na fase de programação do jogo.

Um jogo digital é um sistema formal fechado (SCHELL, 2008), explicitamente designado para a manipulação de trocas de recursos entre o mundo virtual e o jogador (HUNICKE & amp;AMP; ROBIN, 2005). Nele podemos estabelecer que o próprio usuário torna-se o elemento responsável pelo dinamismo e desdobramento do seu sucesso ou fracasso neste tipo de sistema. O jogo deve possuir um caráter lúdico que gera engajamento e motivação intrínseca ao usuário. Assim, é possível dizer que colocando o usuário como protagonista no processo bem como a utilização de um sistema de recompensas para as suas ações são elementos essenciais. Além disso, jogos são intrinsecamente participativos, o que permite a promoção de um aprendizado ativo e também o incentivo a um diálogo com o público. Dado o contexto apresentado, este projeto tem como objetivo a produção de um jogo instrucional que visa difundir o processo de transmissão e contaminação da COVID- 19. Ao contrário das mídias tradicionais passivas, o usuário será um ator ativo no processo, sendo motivado pelas mecânicas lúdicas e recompensas oferecidas ao longo do processo de aprendizagem. A construção e desenvolvimento do projeto está sendo realizada utilizando o motor gráfico Unity3D (HIGGINS, [s.d.]), uma vez que a mesma possibilita a exportação do projeto para diversas plataformas heterogêneas. Além disso, a ferramenta possibilita o desenvolvimento de simulações que possuem suporte para Realidade Virtual,um módulo a ser acrescentado como possibilidade extra para o aumento da imersão durante a simulação. O jogo desenvolvido será avaliado através de experimentos que visam comprovara eficácia do projeto como ferramenta instrucional para divulgação de protocolos de proteção relacionados à COVID-19. Os experimentos serão realizados com participantes reais, com e sem experiência em jogos digitais,de forma a verificar se o conteúdo e mecânicas propostas no jogo encontram-se adequadas.
Este produto, portanto, tende a auxiliar no problema da escassez de materiais e recursos utilizados na educação em saúde e na educação popular em saúde e oferecer uma ferramenta segura para as atividades práticas de ensino.
Referências;
HUNICKE, R., & ROBIN.Hunicke, R., & Robin. The case for dynamic difficulty adjustment in games. Proceedings of the 2005 ACM SIGCHI International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology - ACE ’05, 429–433, 2005. https://doi.org/10.1145/1178477.1178573
SCHELL, J. The art of game design: a book of lenses. Elsevier/Morgan Kaufmann. 2008
Comments