Relatório de Atendimentos da Clínica Escola Márcio Sophia - 2023
- ObSa IFRJ

- Apr 19, 2024
- 2 min read
Updated: Oct 26
Responsável técnica pela clínica de Fisioterapia:
Profa. Beatriz Cantanhede
Responsável técnica pela clínica de Terapia Ocupacional:
Profa. Márcia Assis
Secretária responsável pelo relatório:
Nívia Cavalcanti
Atendimentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Clínica Escola Márcio Sophia do IFRJ – Campus Realengo em 2023
A Clínica Escola de Fisioterapia do IFRJ atende população de todas as faixas etárias e gênero, além das mais variadas condições clínicas. Os atendimentos são realizados por alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, orientados e supervisionados por docentes fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Em 2023, na Fisioterapia foram realizados um total de 7.276 atendimentos, de 421 usuários regulares do serviço. Desses atendimentos, 54% foram para resolução de demandas musculoesqueléticas e gerontológicas, seguido das demandas das crianças e adolescentes (15%) e neurofuncional (15%). Além desses atendimentos, há uma demanda importante em atendimentos de saúde da mulher (10%) e dermatológicas (6%). O Gráfico 1 mostra a distribuição dos atendimentos por área.

Gráfico 1: Total de atendimentos em pacientes de Fisioterapia dispostos por áreas de atendimento, no período entre Março e Dezembro de 2023.
Na Terapia Ocupacional, 68 usuários fizeram acompanhamento regular e foram ofertados 437 atendimentos, entre os quais destacam: 34% para reabilitação cognitiva com adultos e idosos com dano cerebral, suspeita ou diagnóstico de demência e depressão, 28% para intervenção em traumato-ortopedia em pessoas vítimas de queimaduras e reabilitação no pós-operatório imediato de mão, 23% em tecnologia assistiva, incluindo cadeira de rodas, andador, comunicação alternativa e adaptações e 15% para desenvolvimento infantil em criança com até 3 anos. O Gráfico 2 mostra a distribuição dos atendimentos por área, na Clínica de Terapia Ocupacional.

Gráfico 2: Total de atendimentos em pacientes de Terapia Ocupacional dispostos por áreas de atendimento, no período entre Março e Dezembro de 2023.
Os atendimentos não são exclusivos para os moradores da região de Realengo, contudo devido ao deslocamento dos usuários, a maioria (87,79%) são da Zona Oeste do Rio de Janeiro, seguido de moradores da Zona Norte (9,36%), Baixada Fluminense (1,78%), Zona Sul (0,71%), Niterói (0,23%) e Centro (0,13%), conforme se observa no Gráfico 3. A maior população usuária foi de mulheres (68,8%) e adultos (44,3%) , seguido dos idosos (36,7%).

Gráfico 3: Distribuição por região de domicílio dos pacientes usuários da Clínica Escola Márcio Sophia em 2023.
.png)



Comments