top of page

Outros Comuns

Updated: Jun 4, 2024

Docente coordenadora:


  • Roberta Pereira Furtado da Rosa


Docente colaboradora:

  • Renata Caruso Mecca (UFRJ)


Discentes participantes:

  • Ana Beatriz Barreiros

  • Leon Yuri Soares

  • Maria Gabrieli Santos de Oliveira


O projeto está em atividade no campus e todos os discentes de graduação do Campus Realengo podem participar. O pré-requisito para participação é possuir disponibilidade de horário presencial semanal para o projeto.


Trata-se de um projeto de extensão interinstitucional entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro por meio do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) e seu território. Desenvolve ações desde 2018 na região portuária do Rio de Janeiro, no território conhecido como Pequena África. Tem como proposta reunir ações que integrem grupos heterogêneos a partir da criação de espaços de produção, difusão e fruição das expressões culturais, tendo a diversidade cultural como motor e matéria dos processos criativos e das experiências estéticas, buscando visibilizar grupos historicamente marcados por processos de vulnerabilidade e estigma social.

Objetiva promover a cidadania cultural de pessoas e grupos a partir do resgate e compartilhamento das referências culturais, modos de vida e memórias presentes no território criando laços entre comunidade e equipamento de cultura, criando estratégias de acessibilidade. Para isso, constrói parcerias com a população e equipamentos culturais em diálogo com equipamentos da saúde, assistência social e demais grupos independentes da região, identificando ações de produção e difusão da cultura local já existentes, assim como parceiros que tem acesso direto à população em situação de vulnerabilidade. Por meio de metodologias de educação patrimonial de cunho participativo e propostas colaborativas de ensino e pesquisa em arte, busca fortalecer uma rede de cooperação que favoreça a construção de projetos culturais para evidenciar a memória, história e patrimônio cultural, fortalecendo o protagonismo cultural dessa população. Destaca-se a relevância dessa proposta no que tange a produção de espaços de troca e aprendizado que contribuam para a acessibilidade e produção de cultura de todos os envolvidos, afirmando desse modo a cidadania cultural.


ree

Comments


bottom of page