Formação em saúde e a interface com a Saúde da População LGBTQIAPN+
- ObSa IFRJ

- Sep 26, 2023
- 2 min read
Updated: Oct 26
Formação em saúde e sua interface com a Saúde da População LGBTQIAPN+: Análise do panorama no IFRJ Campus Realengo
Docente coordenadora:
Michelle Guiot Mesquita
Docentes colaboradores:
Lêda Glicério Mendonça (IFRJ)
Arnaldo Cezar Nogueira (UERJ)
Discentes participantes:
Karina Costa da Silva (PIBIC)
Thiago dos Santos Mantuano (PIVIC)
Jennifer Nascimento Queiroz (PIVIC)
Beatriz Alves dos Santos (PIVIC)
Larissa Simião Bastos Quadros (PIVIC)
O projeto está em atividade no campus e todos os discentes de graduação do Campus Realengo podem participar. O pré-requisito é estar cursando a partir do segundo período da graduação do IFRJ.
O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+ no mundo e a Política Nacional de Saúde Integral LGBT tem como meta a eliminação do estigma, discriminação, preconceito institucional e da exclusão social e redução das desigualdades sofridos por essa população. Na educação ainda são observadas lacunas formativas nos currículos, que abordam estas temáticas de forma pontual, descontextualizada, hegemônica e biomédico-centrada. Este projeto tem como objetivo analisar o panorama em que estão colocados a formação e sua interface com a saúde da população LGBTQIAPN+ no IFRJ Campus Realengo. A metodologia desta pesquisa se constituirá numa abordagem qualitativa e para o alcance dos objetivos, realizaremos a análise documental, entrevista com atores chaves e questionário com docentes, técnicos e colaboradores envolvidos direta e indiretamente com a formação dos estudantes. A análise e interpretação dos dados obtidos por meio do questionário será feita através de estatística descritiva e as perguntas obtidas por meio da entrevista serão analisadas por meio do método de análise temática de conteúdo proposto por Bardin (2016). Desta forma, os resultados deste projeto oportunizarão o fortalecimento e criação de novas as ações pautadas no tripé ensino-pesquisa-extensão do IFRJ Campus Realengo nesta temática, de forma a a ressignificar e qualificar o cuidado em saúde da população LGBTQIAPN+, na perspectiva da diversidade sexual e de gênero, possibilitando assumir o compromisso de dar importância a essas dimensões para o cuidado resolutivo em saúde e para a formação em saúde, e possibilitar aos estudantes uma trajetória formativa em que possam ter cada vez mais acesso a repertórios que possibilitem romper com subalternidades e dirimir situações de desigualdade, o que inclui o direito ao exercício de suas sexualidades, a inclusão social e no mundo do trabalho.

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