top of page

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes (18/05) foi instituído pela lei n° 9.970 de 17 de maio de 2000 e merece destaque. Isso porque, entre 2017 e 2020 foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável, com as crianças de até 10 anos de idade representando aproximadamente ⅓ desse quantitativo, ou seja 62.000 casos de crianças menores de 10 anos sofreram com a violência, acordo com o Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, lançado em outubro de 2021 pela UNICEF.

Este revela também através dos dados desse período que a maioria dos casos ocorre na residência das vítimas e quando identifacado o autor da violência sexual 86% desses eram pessoas conhecidas, além disso as meninas são quase 80% da vítimas, em idade mais frequente aos 13 anos, enquanto que os meninos são mais atingidos na faixa etária entre 3 e 9 anos. Dessa maneira, entende-se a urgência dada a temática tendo em vista os números gritantes da violência, assim o Pet Sexualidade e Educação te convida a refletir e entrar nesta luta! Para denunciar disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou vá até o Conselho Tutelar de seu município ou a Delegacia mais próxima de sua residência.


Este conteúdo foi elaborado pelas bolsistas Juliana Arcanjo dos Santos Reis, Maria Eduarda Vilete Felix e Raíssa da Costa Cardozo de Oliveira sob orientação da tutora Susana Engelhard Nogueira

Comments


bottom of page